fbpx

Trago neste livro, uma questão para que possamos refletir sobre a aprendizagem e a mudança de postura do professor frente às novas tecnologias, o que muitos pesquisadores chamam de Educação 4.0 ou Professor 4.0, por conta de um Indústria 4.0, conhecida como Quarta Revolução Industrial. E agora, surge uma nomenclatura ainda sendo estudada, uma Educação 5.0.

Busca-se fazer uma reflexão ainda maior sobre como isto pode afetar o campo da inteligência, dos aspectos socioemocionais e, consequentemente da aprendizagem.

Nosso país passou por um período de pandemia, onde todas as pessoas foram “obrigadas” e não “convidadas” a permanecerem em suas casas por alguns meses. Neste ponto, tivemos que aprender, reaprender e criar novas situações para adaptar-se a um momento que não fazia parte do hábito.

É neste contexto, que faremos uma reflexão sobre as mudanças necessárias no contexto escolar, antes e pós pandemia. O que mudou, o que mudará e o que era necessário mudar antes mesmo da avalanche digital.