fbpx

Estabelecer uma rotina na Educação Infantil não é tarefa fácil para o professor e também para a família, porém de suma importância para o desenvolvimento da criança desde bebê.

A hora de dormir, das mamadas, do lanche ou das atividades escolares devem ser organizadas de forma que atendam às necessidades da criança.

É na fase da Educação Infantil que a criança desenvolve habilidades físicas, cognitivas, motoras, sociais e afetivas que irão favorecer seu desenvolvimento integral.

Com a rotina estabelecida, o professor e a família contribuem para que o ambiente seja mais tranquilo e favoreça a segurança da criança.

Famílias e escolas em que há mudanças constantes de rotina promovem na criança maior agitação e insegurança, além de contribuir negativamente para a manutenção do foco atencional.

Apesar da rotina ser algo estabelecido pelo adulto, não pode ser inflexível. Em muitos momentos, a rotina pode ser modificada quando é necessária uma adequação do dia a dia.

O professor pode estabelecer sua rotina já no planejamento de aula, organizando o que será aplicado, como será aplicado, seus objetivos e estratégias.

Dentro desse contexto, na rotina escolar e familiar, um ponto que não pode faltar é a hora do brincar, que muitas vezes, pelo excesso de conteúdos acadêmicos é deixado de lado.

Além de uma organização do professor, a criança precisa ter acesso e saber o que será aplicado. A rotina favorece também uma organização do espaço e do tempo.

Pode-se ser distribuída em um local de fácil visualização para a criança como, por exemplo:

• Hora da Entrada
• Hora da atividade
• Parque
• Lanche
• Aula de Música
• Hora da História
• Saída

 

Portanto, temos que ter a certeza que as crianças são diferentes e aprendem de formas diferentes. Nunca podemos colocar todas em um único parâmetro que caminham juntas, têm conquistas e avanços juntas, na mesma hora, no mesmo momento. É preciso quebrar o paradigma de que aprender a ler e a escrever é fácil e não requer esforço.

Crianças são seres em construção, não há receitas e atividades prontas, mas há reflexão de um processo que deve ser agradável para elas.
Está na hora de deixarmos as crianças serem crianças, de terem suas derrotas num jogo e suas frustrações numa brincadeira.

É preciso que o processo de aquisição da leitura e da escrita seja divertido, alegre e acima de tudo prazeroso. É preciso ver o sorriso da criança ao conquistar sua primeira escrita e ao ler seu nome numa placa. E, assim, a alegria de aprender deve estar inserida na criança.

Colocar cada parte da rotina por meio de imagens mostra para a criança uma sequência e também o tempo de execução.
Sugiro também que dentro da sala de aula esteja exposto um calendário, assim a criança desde pequena passa a compreender noções temporais, sequenciais e aspectos do dia a dia. Por exemplo, quantos dias faltam para aquele passeio ao sítio? Quantos dias choveu nesse mês em nossa cidade? Ou quem são os aniversariantes da turma nesse mês.
A rotina é um caminho facilitador da aprendizagem, deve ser planejada e não rígida e, sempre com um olhar para o desenvolvimento integral da criança.

Deixe uma resposta